11.5.09

Wikipedia não é tão segura assim!

Shane Fitzgerald, 22 anos, estudante de Sociologia da Universidade de Dublin, na Irlanda, usou a Wikipedia para mostrar os riscos que os veículos de comunicação correm ao não checar as informações divulgadas na Internet. Logo após a morte do compositor Maurice Jarre, no final de março, ele inventou uma frase e a cadastrou na enciclopédia colaborativa atribuindo-a ao artista.

"Pode-se dizer que minha vida foi uma grande trilha sonora. A música foi minha vida, me trouxe à vida e com música é como quero ser lembrado depois de deixar essa vida. Quando eu morrer, haverá uma valsa de despedida tocando em minha cabeça, que só eu poderei ouvir", dizia a frase.

Segundo o G1, o estudante esperava que alguns blogs reproduzissem a declaração. No entanto, jornais respeitáveis, como o inglês The Guardian, caíram na farsa. "Bons jornais da Inglaterra, Índia, Estados Unidos e até Austrália usaram minhas palavras quando noticiaram a morte de Jarre", declarou Fitzgerald em um artigo publicado nesta quinta-feira (7) no Irish Times.

De acordo com o estudante, "era algo totalmente inventado, que não foi dito por Maurice Jarre, nem por ninguém. Os experimentos de ciência social sempre têm questões éticas, pelo fato de as pessoas serem usadas como cobaias. Não queria manchar ou distorcer a reputação de ninguém e, por isso, decidi divulgar uma frase que não afetaria a grandiosidade de Jarre".

A farse não está mais no verbete da Wikipedia sobre o compositor, e o Guardian corrigiu o obituário, afirmando que a frase havia sido criado e tinha se espalhado por outros sites.

Reportagem da Redação Portal IMPRENSA. Publicado em: 07/05/2009 14:38

1 comentários:

Pedro Frederico Oliveira disse...

Poxa, realmente trata-se disto. Wikipedia é ótimo, mas, como é muito aberto, aparecem muitas barbaridades lá. Esta na hora de não pesquisarmos mais lá... HEHE...
GOSTEI MUITO DO TEU BLOG!!! Até pus um link no meu pro teu blog... Olha lá pra ver...